O planejamento estratégico é uma importante ferramenta de auxílio nos processos gerenciais. O ponto chave é entender que os desafios e ameaças que aparecem diariamente são também oportunidades para desenvolver soluções e abrir novos mercados para seus produtos. Isso é planejar estrategicamente o futuro da empresa.
Planejar estrategicamente é um dos temas que mais se discutem no mundo nos negócios. O planejamento parte do princípio que toda organização que deseja alavancar seus negócios precisa ter o domínio das estratégias, para assim superar expectativas e atingir os objetivos estratégicos.
Para que a empresa consiga atingir os objetivos, o primeiro passo é conhecer todas as áreas da empresa para obter vantagem competitivas sobre a concorrência, e isso só acontece quando existe um planejamento alinhado às estratégias de longo, médio e curto prazo. Já de início, que empresa consegue manter o seu desenvolvimento sem objetivos e estratégias para atingir esses objetivos? Ainda hoje, muitas empresas não entenderam o quanto é importante o planejamento.
O que determina a importância do planejamento estratégico é o impacto que ele exerce em toda a organização. O planejamento fica acima e descreve onde a companhia deve chegar. É, uma espécie de mestre condutor de todas as iniciativas dentro da empresa.
Um planejamento estratégico bem definido, bem elaborado e compartilhado com toda a organização, fortalece o posicionamento da empresa no mercado, além de permitir uma efetiva transformação organizacional para melhor. Quando uma empresa não dá a relevância necessária ao planejamento nos processos de gestão, ela pode vivenciar alguns problemas gerados pela falta de planejamento como:
- As ações são tomadas ao sabor dos acontecimentos, o que dificulta perceber as ameaças e oportunidades diante das ações;
- Problemas para se tomar uma decisão que traga bons resultados para a empresa por inteiro (link para post – fatores que interferem na tomada de decisão)
- Dimensionamento errado dos recursos, trazendo prejuízos para a empresa.
- Falta de visão estratégica, fazendo com que a empresa opere sem visão de futuro.
- Problemas com pessoas desalinhadas, etc.
Somados esses problemas, fica evidente que se a sua empresa são souber onde ela está, onde quer chegar, o que é preciso melhorar ou corrigir e o que fazer para chegar onde ela quer chegar, ela está fadada ao fracasso.
A primeira iniciativa para mudar essa situação é planejar o futuro da sua empresa, uma empresa de sucesso é aquela que direciona seus esforços para o futuro. E não se esqueça, o sucesso de uma empresa está diretamente ligado às estratégias que ela utiliza para se manter no mercado.