O planejamento estratégico é uma ação que causa grande impacto na organização. Porém, ele precisa ser elaborado com muito cuidado e atenção, seguindo processos para direcionar a empresa à estratégia.
Planejar é mais do que estabelecer onde você quer chegar, mas também quando você quer chegar lá, como se dará esse processo. O planejamento estratégico é a etapa anterior às ações que irão estimular o crescimento da empresa.
Acompanhe a seguir os 7 erros mais comuns que são cometidos nas empresas quando estão, de fato, desenvolvendo um planejamento efetivamente alinhado com as expectativas dos gestores.
1. Falta de clareza nos objetivos da empresa
O primeiro passo do planejamento estratégico é entender a realidade da empresa naquele momento. Depois disso, é necessário traçar os objetivos de acordo com o que a empresa deseja alcançar, onde ela quer chegar e de que maneira.
Sem entender a realidade da empresa antes mesmo de se pensar para que direção levar o planejamento estratégico é de extrema importância, até mesmo para alinhar o panorama da empresa com o contexto que ela está inserida e a expectativas internas em relação às estratégias.
2. Não analisar cenários
Mesmo que todos os fatores internos sejam levados em consideração no planejamento, um fator pode fazer com que o planejamento dê errado.
Esse fator é o que chamamos de análise externa de cenário, onde se leva em consideração o potencial do mercado em que a empresa está inserida e a análise dos concorrentes.
O potencial de mercado ajuda a determinar o quanto o seu público-alvo está disposto a gastar com os serviços e produtos oferecidos pela empresa. Já a análise de concorrentes ajuda a entender as barreiras de entrada e saída do segmento do mercado da empresa a partir do perfil dos concorrentes.
3. Falta de informações para a tomada de decisão
A informação é um insumo essencial para o planejamento estratégico, levando em consideração que uma estratégia nasce a partir da análise de informações sobre a organização e sobre o contexto em que ela está inserida.
Ter informações suficientes para a tomada de decisão é o ponto central de um planejamento bem desenhado e implementado. Por isso, nada de pular a famosa Matriz SWOT na hora de traçar uma estratégia.
Tomar decisões sem ter informação, é um verdadeiro chute no escuro. Para evitar erros, procure sempre investigar tanto do desempenho interno como pesquisa de mercado, hábitos de compra dos clientes com mais potencial, a satisfação dos atuais clientes em ralação o que é oferecido pela sua empresa, além de comprar a lucratividade, os custos e os prazos em relação aos concorrentes.
4. Começar pelas iniciativas menos importantes
Muitas empresas têm problemas com o planejamento estratégico logo no início de sua implementação, e muitas das vezes esses problemas se dão pelo fato de essas empresas focarem esforços em estratégias que não são prioridade no momento.
Para evitar isso, coloque todas as estratégias em ordem de prioridade e avalie o tempo, custo, prazo e riscos de cada estratégia. Se aparecer complicações no decorrer do planejamento, renegocie, replaneje, mas sem perder o foco no que é mais importante
5. Deixar a equipe operacional fora do planejamento
Para que a empresa fique alinhada aos objetivos e os planos de ação do planejamento estratégico é necessário informar todos os colaboradores envolvidos diretamente e indiretamente ao planejamento, para que o alinhamento seja o melhor possível.
É importante criar meios para que a construção do planejamento estratégico seja uma ação participativa em que todas a pessoas afetadas possam se sentir, de alguma maneira, parte das estratégias. Essa é uma estratégia infalível para que a equipe tenha maior aderência ao planejamento estratégico da sua empresa.
6. Falha na comunicação do planejamento estratégico
Outro passo em que muitas empresas se esquecem na hora de implantar o planejamento estratégico é a comunicação do planejamento estratégico os colaboradores.
A equipe que desenvolveu o planejamento estratégico precisa estar em concordância e trabalhando e junta a todos os colabores afetados pelo planejamento a fim de juntar os esforços em prol dos objetivos estratégicos da organização.
É preciso o envolvimento de todos e de uma boa comunicação para que a equipe entre em consenso a respeito das forças e fraquezas da empresa e para que o planejamento não fique prejudicado.
7. Falta de acompanhamento
O planejamento estratégico não pode ser um documento para ficar no papel ou ser guardado na gaveta.
Ao ser finalizado, o planejamento precisa ser colocado em prática, ação por ação. É isso que vai determinar o sucesso ou o fracasso de todos os esforços da equipe em prol da estratégia. Depois de ser colocado em prática, o acompanhamento das metas (pré-estabelecidas) precisa ser feito para sabermos se aquilo que foi planejado e analisado com base em tantas informações e tantos estudos prévios deu certo ou não.