A tomada de decisão é o processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade para a empresa. Dependendo do contexto, o processo decisório é considerado difícil e uma vez feito poderá ocasionar em consequências positivas ou negativas.
Muitas vezes, a tomada de decisões está relacionada com os nossos valores e, também, com o que conhecemos ou do que já experimentamos. Sempre, o ser humano teve que decidir, por questões complexas ou mais simples. E, conforme o contexto, dar a devida importância ou não para saber qual medida tomar.
Nos ambientes organizacionais existem várias atividades em que o gestor deve tomar as decisões corretas, ao longo do processo. Tanto para organizações públicas, quanto para privadas existem processos que envolvem o planejamento de projetos que necessitam do processo decisório para evitar possíveis problemas futuros e garantir a eficácia na decisão.
Informação sobre o negócio
Para tomar a decisão certa é preciso, primeiramente, conhecer exatamente qual é o problema. Sem o conhecimento do porquê da situação atual se configurar como um problema e o que se deseja alcançar com a solução fica simplesmente impossível fazer a escolha certa.
Um processo de tomada de decisão acertado começa, com uma análise de informações que permitam saber exatamente o porquê de a decisão ser necessária, possibilitando a escolha.
Esse reconhecimento, na maioria das vezes, é feito com análises e comparações de informações da situação vivida. Por exemplo, se o problema é orçamento insuficiente, é interessante fazer um levantamento de custos da empresa ou setor, se o problema é a perda de competitividade, é preciso avaliar não só as informações da empresa, como também da concorrência.
O momento certo
É importante que a decisão seja tomada no momento exato: nem cedo e nem tarde demais. Errar no tempo da tomada de decisão é uma falha que deve ser evitada.
Uma tomada de decisão muito prematura impacta situações futuras de forma negativa, criando problemas para a empresa que não existiriam se decisão não fosse tomada no tempo errada.
Por outro lado, uma decisão tomada com muito atraso apresenta pouco ou nenhum poder de contenção os danos.
O constante acompanhamento dos processos da empresa normalmente evita que a tomada de decisão seja feita no momento errado, já que a partir do acompanhamento é possível ter maior controle sobre qualquer situação e, com isso, encontrar o melhor momento para agir.
O passado
Olhar para o futuro é importante, mas muitas vezes, principalmente quando falamos em tomada de decisão, também é necessário olhar para o passado. O problema é que nem todo gestor se dá conta disso.
Não levar em conta o histórico do negócio pode ser um problema, porque situações que se repetem com frequência dentro da empresa podem indicar a necessidade de uma tomada de decisão mais assertiva.
Contar com uma base de dados relevante e de fácil acesso para conhecer o negócio em situações passadas é de extrema importância, pois ajudar na tomada de decisões de situações do presente e do futuro.
Nível de confiança do gestor
Um fator que interfere diretamente na tomada da decisão é o nível de confiança do tomador de decisão diante das necessidades da empresa.
O excesso de confiança pode ser responsável por muitos erros relacionados à tomada de decisão, até porque no mundo dos negócios é comum que o gestor confie apenas em si e em sua experiência.
O problema é que por mais inofensiva que pareça uma decisão, ela sempre traz um risco associado. Por isso responder perguntas como: Caso a situação saia do controle, o que acontecerá? Quem será afetado pela decisão? Se nenhuma decisão for tomada, quais serão os impactos?
Certamente responder essas perguntas ajudarão a avaliar os riscos antes de tomar uma decisão.