O ambiente empresarial no Brasil está cada vez mais exigente e cheio de desafios complexos, o que, inevitavelmente, acaba abalando a gestão da empresa.
Por conta disso, a gestão empresarial se torna cada vez mais essencial para gerenciar e atender não só a demanda dos clientes, mas para se manter firme em meio a esse cenário de incertezas.
Para lidar com todos os fatores relacionados à gestão empresarial é preciso superar desafios cruciais para que a organização consiga alcançar bens resultados.
Enumeramos 3 desses desafios que se superados garantirão o crescimento da sua empresa em um cenário de crise:
Gerenciar incertezas
Entender as incertezas do negócio é uma habilidade importante e indispensável. Por isso o ponto chave é evitar aumentar ou diminuir as incertezas na hora de avaliá-las, mesmo diante da vontade de antecipar as mudanças por meio da estratégia
A análise de cenários é um instrumento importante na hora de gerenciar incertezas e desenvolver novas estratégias dentro da empresa. Este tipo de análise explora os caminhos que a empresa pode seguir e então implementar aquele que melhor condizer com os objetivos da empresa.
A gestão de ferramentas de análise de cenários como a matriz SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), o modelo de 5 forças competitivas de Potter, associadas ao planejamento estratégico podem ser aliadas quando lidamos com um cenário de incertezas.
Tomar decisões com mais assertividade
Atuar na gestão de uma empresa significa estar preparado para tomar decisões que agreguem valor ao negócio. Ao mesmo tempo em que uma decisão errada pode, por sorte, não causar grandes problemas para uma empresa, um erro mínimo pode ter efeitos péssimos para outra.
Tomar decisões tem como é ter como referência informações sobre o mercado, economia, comportamento, moda entre outros fatores determinantes para mudança e adaptação do produto ou serviço no mercado organizacional.
Por isso, um processo de tomada de decisão acertado se faz a partir de uma análise de dados internos e externos que permitam saber exatamente o porquê de a decisão ser necessária. Algumas ferramentas como os sistemas de gestão são bem úteis nesse processo, porque além de atomizarem fornecem informações seguras sobre o que se precisa, evita inclusive, a tomada de decisão precipitada.
Fortalecer a cultura da organização
A cultura organizacional tem papel fundamental no delineamento do comportamento das pessoas que compõem a empresa, no sentido de definir os limites e dar coerência às ações de cada um. Dessa forma, ela provoca uma sensação de identidade e pertencimento, influenciando a motivação, o comprometimento e o engajamento das pessoas com a estratégia da organização.
Uma cultura organizacional forte é aquela em que valores essenciais são amplamente compartilhados pelos colaboradores. Os valores são a alma da organização e quanto mais os membros aceitarem os valores essenciais, por livre e espontânea vontade, maior o grau de comprometimento com os resultados.
A construção de uma cultura organizacional forte começa a partir de um propósito organizacional bem definido, e da expertise que do gestor de estimular a participação criativa por parte das pessoas que compõe a empresa.
Não esqueça, bons clientes não compram produtos ou serviços, eles compras boas histórias, o que só pode ser conquistado por meio de uma cultura organizacional forte e extremamente positiva.