Nível de maturidade situacional da estratégia: o que isso significa?

Como avaliar se a estratégia da sua empresa faz sentido?

Ilustrar um grupo de pessoas empresariais tomando decisões estratégicas

Falando da maturidade de uma pessoa, nos referimos, na maioria das vezes, ao conhecimento que ela adquiriu ao longo do tempo e como ela domina esse conhecimento e consegue transformá-lo em ação.

Sobre uma organização, o conceito de maturidade é o mesmo. Dessa forma, dizemos que o nível de maturidade da estratégia está associada ao conhecimento adquirido ao longo do tempo de serviço e como esse conhecimento é transformado em estratégias para resultados efetivos.


A maturidade da estratégia empresarial está relacionada a como a estratégia está sendo planejada, implementada, executada e gerenciada dentro da empresa.

Conhecer e identificar o nível de maturidade da estratégia de uma empresa é um diferencial importante, quando se quer esclarecer os aspectos no planejamento que estão gerando problemas e atrapalhando o desenvolvimento do negócio, ajuda a potencializar as áreas de oportunidades e facilita e orienta os pontos a serem desenvolvidos.

 

De modo geral, esse diagnóstico abrange três níveis:

  • Empresas que não possuem nenhum método ou procedimento formal de gerenciar a estratégia.
    Organizações que já possuem algum gerenciamento, ferramentas e, em certos casos, a empresa já estão em fase de integração com a estratégia .
    Organizações que já estão totalmente integradas à estratégia, com objetivos definidos e apoio da liderança.

    A variação de maturidade vai depender do quanto a empresa leva em consideração o planejamento estratégico e uma política de melhoria contínua.


Para pequenas e médias empresas brasileiras que não têm profissionais de gestão para fazer esta análise, contratar uma empresa de consultoria pode fazer uma análise mais aprofundada e analisar como está a estratégia da empresa é uma boa solução, uma vez que é possível obter uma avaliação detalhada e, em cima disso, delinear um planejamento compatível com o negócio e mercado. 


É importante ter em mente que uma estratégia bem delineada faz toda a diferença quando se quer de entrar em novos segmentos, uma vez que é possível saber se a sua empresa está preparada para o mercado, especialmente em relação à concorrência.

ganhe tempo e eficiência em sua gestão

solicite uma demonstração do epa

Design e implementação: Firmarela e Bravvo