Todo gestor, alguma vez na vida, já se preocupou em como dar feedback positivo e negativo para os colaboradores. Esses processos fazem parte do desenvolvimento da equipe, mas muitas vezes, podem ser interpretados de forma equivocada pelo funcionário, e por isso, é preciso estar bem preparado.
Esse fato é evidenciado pelo pouco preparo de ambas as partes, principalmente quando o feedback é negativo. No entanto, é possível desenvolver essa competência. Para o gestor, o cuidado e preparo ao oferecer o feedback deve ser maior, já que é necessário focar nos fatos e ainda manter a boa relação com a equipe, além de uma série de outras aptidões.
Neste post abordaremos como dar feedback. Acompanhe!
Quais os tipos de feedback?
Há quem diga que feedback pode ser positivo ou negativo. O feedback positivo é frequentemente bem-aceito pelo time, já que se trata, na maioria das vezes, de elogios, e isso traz uma satisfação pessoal e profissional muito grande, pois significa que o trabalho está sendo bem-feito. Além disso, eleva a importância de um trabalho, de uma meta atingida, ou até mesmo enaltece um comportamento.
A questão fica mais complicada quando o assunto é o feedback negativo, pois nesses casos existe a necessidade de uma intervenção para chamar à atenção, e isso sempre revela uma certa resistência. Esse fato acontece tanto por parte de quem recebe o feedback quanto da parte de quem oferece esse retorno.
Qual a importância do feedback?
O feedback é uma das formas mais eficientes e, também poderosas, de oferecer um retorno para os seus funcionários, podendo ser realizado tanto verbalmente quanto por escrito. Não importa a maneira com que o feedback seja apresentado, o que vale é que ele seja realmente construtivo, pois esse retorno é de fundamental importância para os resultados da empresa e, também, para o clima organizacional.
O feedback contribui para o aprendizado e desenvolvimento individual e coletivo de todos os colaboradores, e isso reduz as incertezas e faz com que o time passe a conduzir melhor o seu trabalho, de forma mais produtiva e, principalmente, proativa.
Por que é tão difícil dar um feedback negativo?
Muitas pessoas ainda associam o feedback a algo ruim, e isso traz à tona uma questão que a maioria das pessoas têm dificuldade de lidar. Logo, não é uma situação fácil nem para o profissional que oferece, nem para quem o recebe.
A situação pode se tornar delicada se os dois lados não souberem se posicionar de maneira adequada. Para que a questão seja solucionada, é necessário fazer um planejamento de ações, mantendo a boa relação entre liderança e liderado, sempre oferecendo um retorno construtivo, visando o desenvolvimento individual e da equipe.
Ao conduzir de forma eficiente o retorno para os colaboradores, seja ele positivo ou negativo, a produtividade tende a aumentar sem o surgimento de conflitos. Mas afinal, como dar feedback positivo e negativo para os funcionários?
Separamos para você algumas dicas de como dar feedback.
Construa boas relações
Respeito, relações amigáveis e confiança facilitam os momentos mais tensos, além de reduzir as chances de um feedback ser mal interpretado, principalmente quando a circunstância não é favorável. Logo, é importante cuidar do relacionamento com os subordinados desde os primeiros momentos, mantendo uma comunicação horizontal e franca com todos eles. Isso facilitará a abordagem e mostrará que o feedback negativo não é uma crítica pessoal.
Seja impessoal
Ao oferecer o feedback, é importante manter a impessoalidade, afastando-se do conteúdo da mensagem, ou seja, não se envolva diretamente no fato. Transmita o retorno de forma profissional. No caso do feedback negativo, destaque que a mudança de comportamento do colaborador é fundamental para o sucesso dele na empresa, e que isso contribui para os resultados da organização da qual ele faz parte.
Atenha-se aos fatos
Evite adjetivar as pessoas. Isso pode ser constrangedor. Portanto, nunca atribua características ao profissional, evitando dizer, por exemplo, que ele é devagar na entrega de suas funções. Atenha-se ao fato que gerou o feedback, que no caso, pode ser o atraso na entrega de algum material ou projeto.
Adjetivos podem fazer com que o interlocutor considere o feedback como um ataque pessoal, o que pode gerar uma série de transtornos, principalmente no clima organizacional, afetando inclusive, a motivação dos colaboradores. Ademais, com uma abordagem muito pessoal, o risco do profissional se sentir magoado é muito maior.
Tenha fatos como base de suas argumentações
Todo feedback precisa de um embasamento, até mesmo para ajudar os colaboradores a entenderem qual ponto deve ser melhorado. Para isso, utilize objetivos traçados, métricas de produtividade e metas para elucidar suas colocações.
Seja objetivo
Ir direto ao ponto é a chave para um feedback assertivo, seja ele positivo ou negativo. Vale ressaltar em sua fala o motivo do retorno, e no caso de negativo, reafirmar que se trata de um processo para o crescimento do profissional e que a empresa acredita que ele tem potencial para se desenvolver cada vez mais. Lembre-se que mostrar o lado positivo gera mais resultados do que fazer um elogio aleatório.
Não exponha o colaborador
Esse é um dos maiores erros que o gestor pode cometer ao oferecer o feedback ao colaborador. Evite dar feedback negativo na frente da equipe, pois isso expõe o funcionário e pode trazer prejuízos irreversíveis, inclusive para a reputação da sua liderança. Outra questão é que essa atitude não trará bons resultados, visto que o retorno oferecido será visto pela equipe como pouco ou nada construtivo.
Elogie
Os feedbacks positivos reforçam comportamentos adequados e motivam o time de colaboradores, além de serem mais eficientes que repreensões. Logo, saiba oferecer os feedbacks imparciais, avaliando quando eles são necessários e reconhecendo bons resultados sempre que possível. Equilibrando esses dois pontos, a produtividade e o clima na companhia certamente melhorarão a cada dia.
Tenha métricas de avaliação
Para oferecer feedbacks de maneira eficiente, é preciso estabelecer métricas de avaliação de desempenho, objetivos e metas. O EPA – Estratégia para ação, pode lhe auxiliar na aplicação da avaliação, monitoramento de todo o processo e desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento de seu colaborador. Com ele você tem uma ferramenta para avaliar o colaborador e critérios para oferecer feedbacks que contribuam para o desenvolvimento do profissional, de forma alinhada com os objetivos organizacionais.
Como vimos ao longo deste post sobre como dar feedback para os funcionários, eles exigem estudo e um pouco de sensibilidade, para que esses retornos sejam os mais construtivos possíveis, e assim possam contribuir com o desenvolvimento da organização.
Se você gostou deste post sobre como dar feedback para os funcionários, confira também o que é a cultura do feedback e como aplica-lo na sua empresa!