A comunicação interna nas empresas é um elemento fundamental para garantir que os seus processos sejam executados da forma correta. Isso resulta em um melhor desempenho dos departamentos — e da companhia, como um todo.
Trata-se, contudo, de um fator que precisa ser fomentado constantemente.
Nesse sentido, é essencial que a sua organização adote procedimentos que alinhem a comunicação entre todos os setores, evitando problemas provenientes de informações mal divulgadas. E, neste artigo, vamos detalhar como é possível fazer isso.
Ficou interessado? Então continue a leitura para entender melhor a importância dessa comunicação interna para o seu negócio!
A comunicação interna nas empresas
A comunicação interna consiste em todo o fluxo de informações entre os colaboradores de uma empresa. Para otimizar essa comunicação, as organizações contam com uma série de iniciativas específicas, o que podemos chamar de endomarketing. Entre elas:
- sistemas de integração de novos membros à equipe;
- realização de reuniões regulares;
- elaboração de atividades corporativas — como eventos, palestras e workshops;
- campanhas e treinamentos com o objetivo de promover uma ação específica dentro da empresa, entre outras.
Desse modo, os funcionários se mantêm motivados e engajados com os valores e princípios da companhia, além de ficarem mais atentos aos seus processos e políticas internas.
Os riscos de uma comunicação interna ineficiente
Organizações que não têm uma comunicação interna eficaz enfrentam uma série de problemas. A desmotivação entre os colaboradores costuma ser um dos principais deles, além de impactos negativos na produtividade, que pode ser prejudicada a curto, médio ou longo prazo.
Por consequência, isso traz uma série de complicações mais profundas, como ineficiência na retenção de talentos, má reputação da empresa no mercado, altos custos com a rotatividade de funcionários — entre outras questões que veremos mais adiante.
A importância de alinhar a comunicação
De fato, há uma série de motivos para se investir na comunicação interna. Vejamos, então, os principais deles.
Melhora o clima organizacional
A comunicação interna contribui para uma atmosfera mais saudável. Isso porque as ações de endomarketing visam reconhecer os funcionários pelo seu desempenho positivo, além de esclarecer quaisquer dúvidas e desentendimentos que possam surgir.
Aumenta a produtividade
Um bom ambiente comunicativo também ajuda a manter os funcionários mais motivados para desempenhar as suas atividades diárias. Isso evita o ócio no horário de trabalho e ajuda a manter a produtividade.
Reduz a rotatividade de funcionários
Colaboradores motivados tendem a permanecer por mais tempo na empresa. Pode-se dizer, portanto, que uma comunicação empresarial eficaz evita a rotatividade de funcionários — o que, por sua vez, evita custos com o desligamento de colaboradores e previne a desestabilização das equipes de trabalho.
Facilita a integração entre colaboradores
Outro dos maiores benefícios da comunicação interna nas empresas é que essa ação promove uma integração maior entre os colaboradores. Para isso, pode-se realizar atividades que viabilizem essa aproximação, como:
- eventos corporativos;
- palestras motivacionais;
- jogos e competições;
- dinâmicas corporativas, entre outras.
Assim, os colaboradores têm a chance de se conhecer melhor e desenvolver suas habilidades interpessoais.
Estimula a boa conduta na empresa
Com a realização de ações estratégicas de endomarketing, também é possível estimular os funcionários a adotar uma conduta positiva dentro (e fora) da empresa. Para isso, pode-se desenvolver, por exemplo, competições cuja premiação beneficia uma comunidade carente.
Fortalece a cultura organizacional
Uma boa estratégia de comunicação ajuda a fomentar os valores da empresa. Isso mantém os funcionários alinhados e engajados com os seus objetivos, além de os ajudar a exercer, em suas atividades diárias, ações que contribuem para o fortalecimento dessa cultura.
Evita ruídos na comunicação
A comunicação interna ainda é essencial para combater ruídos e desinformações, tais como boatos e falsos posicionamentos. Dessa forma, o colaborador é capaz de discernir informações e dificilmente repassará o que não foi comunicado oficialmente pelo setor responsável pelo endomarketing.
Agiliza processos
Por tudo isso, com uma comunicação eficiente os processos internos são mais ágeis. Afinal, o colaborador recebe suas instruções sempre de forma clara e objetiva, o contribui diretamente com a fluidez do seu trabalho.
Como um software pode auxiliar a comunicação interna nas empresas
Atualmente, há uma série de ferramentas que podem auxiliar o endomarketing. Utilizar um software integrado, porém, pode ser a melhor forma de manter o fluxo de informações ágil e evitar ruídos na comunicação. Entenda as vantagens desse sistema:
Compartilhamento de informações entre usuários
Com um software único, é possível que todos os colaboradores da empresa visualizem e compartilhem as informações necessárias em um só portal, de forma simples. Além disso, ao se incorporar o sistema na rotina das equipes, os funcionários dependerão de um único canal de comunicação com seus colegas, o que torna toda o processo mais transparente e direto.
Análises em tempo real
Os softwares de comunicação permitem análises em tempo real. Isso ajuda a identificar quais tarefas foram concluídas e quais ainda estão pendentes, agilizando a produção oferecendo, após isso, dados para as avaliações de desempenho.
Integração de funcionalidades
Os sistemas de gestão ainda contam com uma série de funcionalidades integradas, o que facilita a visualização e o compartilhamento de informações. Dessa forma, é possível fazer uma avaliação de resultados mais completa, já que o recurso oferece diversos dados para análise.
Feedbacks entre colaboradores
Os softwares ainda possibilitam que os funcionários deem feedbacks mais ágeis e constantes, o que permite que todas as correções e melhorias sejam feitas com mais eficiência.
Enfim, como vimos até aqui, a comunicação interna nas empresas é fundamental para o seu desenvolvimento e destaque no mercado. Com uma estratégia bem elaborada e o apoio de um software inteligente, é possível agilizar processos internos, promover um relacionamento saudável entre os colaboradores e a companhia, estimular condutas positivas, entre vários outros benefícios.
Por isso, é importante que a sua companhia estude as melhores formas de implementar ações de comunicação interna e avalie quais são as ferramentas que podem lhe auxiliar nesse processo!
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