Todo negócio, independente do tamanho ou área de atuação, está sujeito a imprevistos e acidentes que podem colocar o futuro da organização em perigo.
É por isso que uma gestão de riscos bem-feita é tão importante para a longevidade e o sucesso da empresa.
O Bowtie — traduzido como gravata-borboleta para o português — é uma das metodologias existentes com essa finalidade. Isso porque, além de eficiente, é simples de ser aplicada.
Quer saber mais sobre a metodologia Bowtie? Então continue a leitura e descubra!
O que é a metodologia Bowtie?
A metodologia Bowtie surgiu no início dos anos 90 com uma junção entre os antigos diagramas de causa-consequência e os diagramas de barreira. Foi utilizada pela primeira vez em um acidente na indústria petrolífera e, hoje, se propaga por negócios de todos os tipos. É uma forma de realizar a gestão de riscos dentro ou fora de uma empresa. Ela é organizada na forma de um diagrama que lembra uma gravata-borboleta, o que deu nome à metodologia — Bowtie significa gravata-borboleta, em inglês.
O Bowtie tem como foco determinado evento crítico (também chamado de risco), que seria o laço da gravata-borboleta. Porém, essa metodologia estuda todo o caminho do risco em questão, desde as suas causas (que seriam o lado esquerdo da gravata), até suas consequências (colocadas do lado direito). Além disso, também gera insumos para o investimento na prevenção e eliminação de riscos e contenção de consequências no caso da ocorrência do evento crítico em questão.
Dessa forma, é uma metodologia que fornece um panorama completo do risco em questão, facilitando a prevenção e a eliminação da situação crítica que ameaça o seu negócio.
Como implementar a metodologia Bowtie na empresa?
Uma das grandes vantagens da metodologia Bowtie é a simples implementação da ferramenta. Entenda agora como fazer isso na sua empresa!
Identifique o risco
O primeiro passo para a implementação da metodologia Bowtie consiste em identificar o risco. Portanto, liste todos os possíveis eventos críticos para a sua empresa e escolha o primeiro que será analisado. Ele deve ser colocado no local onde seria o nó da gravata. Lembre-se de que é importante criar um diagrama separado para cada risco ao qual a sua empresa está sujeita.
Liste as causas
Após a identificação do risco, é hora de começar a traçar todo o caminho desse evento. Para isso, liste no lado esquerdo do diagrama todas as possíveis causas que levariam à concretização do risco. Aproveite para completar o diagrama criando traços que vão da causa até o evento crítico.
Identifique o que faz com que o evento crítico aconteça
As causas podem estar presentes na sua empresa há muito tempo, mas o risco nunca se concretizou. Isso ocorre porque existem mecanismos específicos pelos quais o evento crítico acontece, que funcionam como gatilhos. É essencial levar esses elementos em consideração. Para isso, você deve escrever nas linhas traçadas quais são esses mecanismos de forma a explicitar o que coloca o seu negócio em risco.
Descubra quais são as barreiras de controle
As barreiras são uma parte essencial da metodologia Bowtie, uma vez que é por meio delas que você é capaz de proteger o seu negócio, neutralizando os riscos. Portanto, liste também as barreiras para cada uma das causas do evento crítico em questão — chamadas de barreiras de controle. Você pode fazer isso utilizando linhas que cruzam as causas, de forma a deixar evidente quais são as barreiras.
Liste as consequências
Caso o evento crítico ocorra, é preciso estar preparado para as consequências. Esse é o lado direito da gravata e nele você deve listar todos os possíveis desdobramentos do evento em questão. A partir disso, ligue o evento a cada uma dessas consequências utilizando linhas no diagrama.
Descubra as barreiras de defesa
Nem sempre é possível eliminar o risco por completo. Isso significa que, mesmo que você utilize barreiras de controle, pode ser que a sua empresa ainda esteja sujeita ao acontecimento de determinado evento crítico.
É nesse momento que entram as barreiras de defesa, utilizadas para neutralizar as consequências de determinado acontecimento. Portanto, para cada uma das consequências identificadas, liste as barreiras que podem ser usadas para eliminá-las ou neutralizá-las. Também coloque esses elementos nas linhas que vão do evento até as consequências listadas.
Saiba qual o papel da gestão no controle
Por fim, com o diagrama completo, é hora de identificar o papel da gestão no controle desses riscos. Portanto, crie planos de ação para a implementação de cada uma das barreiras e, a partir disso, identifique como o negócio consegue colocar em prática essas ações.
Como funciona a metodologia Bowtie na prática?
Agora que você sabe o que é e como implementar a metodologia Bowtie, é hora de entender um pouco mais sobre o funcionamento dessa ferramenta. Para isso, imagine que um dos eventos críticos de determinada empresa é o risco de acidentes de trânsito enquanto o colaborador realiza um trabalho fora da sede da organização.
Nesse caso, as principais causas seriam, por exemplo, direção perigosa por parte do colaborador e imprudência de outros motoristas. É difícil controlar a forma como as outras pessoas se comportam no trânsito, porém, treinamentos e monitoramento do carro poderiam ser barreiras de controle desse diagrama.
As consequências de um acidente de trânsito podem ir de perda financeira para o negócio, ferimentos ao colaborador, danos a terceiros, entre outros. Dessa forma, algumas barreiras de defesa que poderiam ser implementadas seriam o incentivo ao uso de cinto de segurança, a contratação de um seguro para o veículo e para o colaborador, um plano de saúde para a equipe e a colocação de air-bags nos automóveis.
Esse é apenas um dos exemplos de como a metodologia Bowtie funciona na prática. Porém, ela pode ser utilizada para qualquer tipo de risco, seja ele advindo do ambiente interno ou externo à empresa. Com isso, você é capaz de realizar uma gestão de riscos de qualidade e garantir o sucesso do negócio a longo prazo.
Quer investir na melhoria contínua do seu negócio? Então aproveite para melhorar um outro processo dentro da sua empresa: a comunicação interna. Leia nosso próximo artigo e descubra algumas dicas sobre por que você deve alinhar a comunicação interna na sua empresa!