Você já ouviu falar em Felicidade Interna Bruta (também chamada de FIB)? Pois saiba que se trata de um indicador que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas e na mensuração do desenvolvimento dos países.
O FIB surgiu na década de 70, como uma forma de medir a felicidade dos habitantes do Reino do Butão. Com o tempo, ele ganhou o mundo como uma forma de avaliar os níveis de bem-estar, saúde e satisfação dos colaboradores das companhias.
O indicador engloba índices de bem-estar econômico, político e ambiental, saúde física e mental, satisfação no trabalho e felicidade social. Quer saber por que você deve adotá-lo na sua empresa? Então, continue a leitura e entenda a importância dessa métrica para o ambiente organizacional!
Importância da felicidade interna bruta nas empresas
Impacto positivo para a cultura da empresa
Quando você implementa o FIB na sua empresa, utilizando-o como um dos indicadores estratégicos do negócio, acaba impactando toda a cultura organizacional. Isso porque tal índice mostra para a equipe que se importa com o bem-estar e a felicidade dos colaboradores (em vez de apenas cobrar resultados).
Com uma cultura focada na Felicidade Interna Bruta da empresa, todo o time se move em torno desse objetivo, buscando melhorar o indicador. Não apenas os gestores e o setor de RH trabalham para manter um ambiente organizacional saudável e os colaboradores satisfeitos, mas toda a equipe passa a fazer sua parte para alcançar a meta.
Redução dos índices de turnover
O turnover é um dos maiores problemas das empresas. Afinal, quando um colaborador chega à organização, demora alguns meses para alcançar o máximo da produtividade. Além disso, toda vez que um profissional deixa a companhia, há gastos envolvidos com a demissão e o recrutamento de um novo talento para o time, além do impacto na rotina de trabalho dos colegas.
Portanto, reduzir o turnover é uma necessidade para o sucesso do negócio, sendo que a Felicidade Interna Bruta pode ser uma grande aliada nesse aspecto. Isso porque, quando você adota o indicador, passa a cuidar da saúde, do bem-estar e da satisfação dos colaboradores com a empresa.
É possível identificar problemas no ambiente organizacional e na rotina de trabalho capazes de levar os colaboradores a deixarem a organização, corrigindo-os antes que impactem negativamente a equipe. Dessa forma, os índices de turnover e os problemas gerados pela saída de membros da equipe são reduzidos.
Aumento da produtividade do time
Colaboradores mais felizes e satisfeitos geram mais e melhores resultados. Esse é outro motivo para adotar a Felicidade Interna Bruta como um indicador estratégico do negócio.
Um FIB alto na empresa representa profissionais mais satisfeitos com o trabalho, desfrutando de boa saúde mental e física e com altos índices de bem-estar. Tudo isso impacta diretamente os níveis de motivação e engajamento da equipe diante das tarefas e atividades delegadas. Passa-se a produzir mais e gerar resultados melhores para a organização como um todo.
Menos adoecimentos e afastamentos
Estresse, ansiedade e pouco tempo para atividades físicas ou cuidados com a saúde: tudo isso gera adoecimentos e afastamentos de colaboradores. O FIB é uma forma de reduzir os elementos nocivos à saúde do time, auxiliando na identificação de pontos de melhoria dentro da empresa. Ao cuidar dos colaboradores e garantir altos índices de felicidade, você reduz os níveis de estresse e ansiedade, além de incentivar comportamentos saudáveis, que envolvam o cuidado de si.
Dessa maneira, é possível diminuir os afastamentos e adoecimentos da equipe, eliminando uma série de prejuízos que isso pode trazer — tanto para o colaborador quanto para a empresa como um todo.
Maior potencial de inovação para a empresa
A inovação é imprescindível às empresas da atualidade. O mundo muda rapidamente, surgem novas demandas ou problemas e é preciso criatividade para solucioná-los, criando um diferencial competitivo para o seu negócio. Nesse aspecto, a equipe assume um papel central, como fonte de novas ideias para a companhia.
O índice de Felicidade Interna Bruta é um grande aliado nesse aspecto. Isso porque a criatividade precisa de um ambiente propício para se manifestar, o que está diretamente ligado ao clima organizacional e aos índices de bem-estar e saúde dos colaboradores.
Ou seja: em um espaço saudável de trabalho, com colaboradores satisfeitos, a criatividade encontra lugar para se manter. Portanto, por aumentar os índices de criatividade da equipe, o FIB também impacta positivamente o potencial de inovação do negócio, criando um diferencial competitivo.
Potencialização dos resultados do negócio como um todo
Você já se questionou sobre quem efetivamente gera resultados dentro da empresa? Pois saiba que, independentemente do ramo de atuação do negócio, são os colaboradores os principais responsáveis pelo sucesso de uma organização.
Portanto, para que o seu cliente final fique satisfeito com o produto ou serviço oferecido, é essencial que o time também esteja se sentindo bem e gerando os melhores resultados possíveis. Dessa forma, o FIB não impacta apenas quem faz parte do negócio, mas também os clientes e demais stakeholders que se relacionam com a empresa todos os dias.
Atração de novos talentos
Quando você adota o FIB como um dos indicadores estratégicos do negócio, mostra para sua equipe — assim como para os profissionais do mercado — que se preocupa com o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Com isso, é possível melhorar a reputação da sua marca como empregadora diante do mercado.
Assim, os melhores talentos são atraídos e passam a fazer parte da sua empresa. Isso significa que, quando você abre um novo processo seletivo no negócio, recebe candidatos mais adequados ao perfil que busca, aumentando a probabilidade de sucesso do processo.
Como você pode perceber, o indicador Felicidade Interna Bruta vem ganhando espaço nas empresas, uma vez que traz uma série de benefícios aos negócios. Dessa forma, fica mais fácil criar um diferencial competitivo e, além de melhorar diversos aspectos internos da companhia, também posicionar sua marca diante do mercado.
Se você gostou do nosso artigo, que tal aproveitar para fazer um comentário abaixo? Você pode dar sugestões, tirar dúvidas ou, até mesmo, relatar sua experiência com o FIB!