Você já percebeu o quanto jogos, sejam eles digitais ou não, engajam e divertem as pessoas? Afinal, conquistar objetivos e zerar o game são extremamente gratificantes.
Agora imagine que toda essa empolgação seja utilizada para que os colaboradores se capacitem e atinjam os objetivos organizacionais da empresa. Esse é o principal objetivo da gamificação!
A gamificação é a utilização de técnicas de games, como metas, recompensa, feedback, fases e outros elementos, para engajar os colaboradores em torno dos objetivos organizacionais ou do próprio desenvolvimento.
Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e descubra como funciona e como aplicar a gamificação nas empresas. Entenda também as principais vantagens de incorporar esse conceito na sua organização!
Como a gamificação funciona?
Os seus colaboradores têm metas e objetivos dentro do trabalho, de acordo com as tarefas realizadas por cada um deles. Além disso, precisam buscar o desenvolvimento de competências para melhorar a qualidade dos resultados gerados continuamente. Tudo isso pode ser potencializado pela gamificação.
Ela inclui alguns conceitos essenciais dos games. São eles:
- metas;
- regras;
- participação;
- feedback;
- recompensa.
A partir desses conceitos, podem ser desenvolvidos diferentes games, adequados à realidade e às necessidades da sua empresa, de forma a engajar e motivar a equipe em torno dos objetivos organizacionais da empresa. Você pode, por exemplo, criar uma corrida entre os vendedores, de forma que cada venda represente uma aproximação da linha de chegada (que seria a meta mensal).
Outra forma de implementar a gamificação na empresa está relacionada aos treinamentos e capacitações oferecidos. Os colaboradores podem acessar os conteúdos em games e realizar tarefas e quizzes de acordo com o que deve ser aprendido. A partir disso, recebem feedback sobre o desempenho e as recompensas para aqueles que demonstrarem que adquiriram o conhecimento que foi ministrado.
As possibilidades de utilização da gamificação nas empresas não param por aí! Ela pode ser utilizada para impulsionar a comunicação interna da empresa, realizar avaliação de desempenho e monitorar as atividades diárias de cada um dos colaboradores. Além disso, essa metodologia também pode potencializar o processo seletivo da empresa, tornando-o mais leve e eficaz, tanto para o negócio quanto para os colaboradores.
Como aplicar a gamificação nas empresas?
A gamificação é uma ótima forma de impulsionar os resultados dos seus colaboradores e, consequentemente, do negócio como um todo. Mas, para isso, é preciso aplicá-la com cuidado dentro da empresa, de forma a garantir os melhores resultados. Descubra agora algumas dicas para realizar essa tarefa!
Entenda quais são as suas necessidades
O primeiro passo para implementar a gamificação na sua empresa é entender quais são as suas principais necessidades e em quais áreas ou atividades essa metodologia pode ser utilizada. Isso porque a gamificação é uma técnica muito abrangente, podendo ser adaptara a diferentes tarefas e demandas. Dessa forma, é essencial delimitar quais são aquelas nas quais a metodologia pode gerar os melhores resultados.
Portanto, faça um diagnóstico da sua empresa e busque identificar onde a gamificação é mais promissora. Com isso, você dá um foco para o investimento e aumenta as chances de sucesso da estratégia.
Converse com a sua equipe
Além de entender quais são as necessidades da sua empresa, é essencial buscar compreender quais são as demandas da sua equipe, relacionadas às atividades desenvolvidas. Busque identificar onde eles se encontram menos motivados e quais são as mudanças que podem resolver esses problemas.
Além disso, é importante mapear o perfil dos colaboradores de forma a entender como o game precisa ser construído para motivar ainda mais a equipe de acordo com o perfil comportamental predominante na empresa.
Tenha regras claras
Imagine que você jogará um jogo, mas não consegue entender muito bem como ele funciona. Pode ser que fique ainda mais desmotivado, não é mesmo?
O mesmo acontece com a sua equipe. Portanto, na hora de investir na gamificação dentro da empresa, é essencial criar regras claras para a estratégia. Os colaboradores precisam entender como a ferramenta funciona, quais são os objetivos e como alcançar as metas e garantir as recompensas. Caso contrário, podem abandonar o game e comprometer todo o sucesso da estratégia.
Crie metas desafiadoras — porém, alcançáveis
Além da clareza na hora de definir as regras do jogo, é essencial manter-se atento aos objetivos e metas criados. É importante criar desafios para os colaboradores, o que significa que as metas não devem ser muito fáceis, exigindo que eles se esforcem para garantir as recompensas.
Porém, elas precisam ser alcançáveis. Isso significa que, mesmo que tenham determinado nível de dificuldade, precisam ser possíveis de serem atingidas. Caso contrário, os colaboradores não conseguirão as recompensas e, com isso, se sentem desmotivados a continuar o jogo.
Estimule a cooperação
Quando se fala em jogos, geralmente, a primeira palavra que vem à mente é competição. Porém, dentro de uma empresa, investir na cooperação pode ser o melhor caminho para garantir os melhores resultados da sua estratégia de gamificação.
Portanto, crie games nos quais os colaboradores precisam cooperar uns com os outros para alcançar os objetivos. Dessa forma, além de melhorar o fluxo de trabalho entre os departamentos da empresa, você também impacta positivamente a integração da equipe e a comunicação interna.
Quais são as principais vantagens de investir na gamificação nas empresas?
Agora que você já sabe o que é e como funciona a gamificação nas empresas, é importante entender o porquê de investir nessa metodologia. Descubra agora as principais vantagens dela para as empresas!
Aumenta a motivação do time
Para garantir os melhores resultados, é essencial manter o time engajado para a realização das atividades da empresa. Ao implementar conceitos de games, você é capaz de fazer isso de forma divertida e eficaz. Dessa forma, você garante um aumento da motivação que faz com que os colaboradores gerem mais e melhores resultados para a empresa.
Potencializa os objetivos organizacionais
A sua empresa tem objetivos estratégicos [,] e todo o time deve manter-se alinhado em torno deles para garantir o sucesso do negócio. Com a gamificação, você é capaz de garantir esse alinhamento e, com isso, potencializar o alcance de metas e objetivos da organização.
Melhora o clima da empresa
O clima organizacional e o ambiente de trabalho são duas variáveis que impactam diretamente nos resultados gerados pela equipe. Com a utilização da gamificação, você é capaz de melhorar a integração entre os colaboradores, a comunicação interna e, além disso, deixa o trabalho mais leve e divertido — sem perder a seriedade e o profissionalismo. Com isso, também é capaz de melhorar o ambiente de trabalho e o clima organizacional do negócio como um todo.
Traz inovação para o negócio
A inovação é uma das grandes demandas do mercado da atualidade. Isso significa que, para se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo, é essencial investir nesse elemento. A gamificação é uma metodologia nova que vem ganhando espaço nas empresas. Ao investir nela, você mostra não apenas para os colaboradores, mas para o mercado como um todo, que se preocupa com a inovação dentro do negócio.
Como vimos, a gamificação pode ser a solução que você procurava para potencializar os resultados da sua empresa. Portanto, agora que você já sabe mais sobre o assunto, considere implementá-la na organização e aproveite todas as vantagens que essa metodologia pode trazer para o seu negócio!
Se você gostou do conteúdo e quer continuar por dentro das novidades do nosso blog, assine agora mesmo a newsletter! Assim, você recebe diretamente no seu e-mail mais conteúdos tão interessantes como este.