A sociedade está em constante transformação e, para se adequar às novas necessidades e demandas dessa realidade, sua empresa também pode precisar passar por um processo de transformação. É exatamente aí que entra o conceito de transformação organizacional.
Quer entender mais sobre esse conceito e descobrir quais são as etapas do processo? Então leia este artigo agora mesmo!
O que é a transformação organizacional?
Em alguns momentos as empresas precisam se reinventar para se manter competitivas no mercado ou alcançar o crescimento que tanto desejam. É nessas horas que a transição organizacional se torna um elemento central para a manutenção do negócio.
Basicamente, a transição organizacional é um conjunto de processos por meio dos quais as empresas transformam sua cultura, valores e processos internos, de forma a se tornarem mais coerentes com o que acreditam e com os objetivos estratégicos que possuem. É uma disciplina recente, criada por meio da junção de uma série de áreas do conhecimento capazes de modificar toda a estrutura organizacional de um negócio de forma assertiva e eficiente.
Dessa forma, esse conceito engloba gestão de projetos e processos, TI, gestão de pessoas, gestão da transformação, planejamento estratégico, cultura organizacional, entre outros. Tudo isso de forma a garantir que a empresa passe a atuar de maneira mais coerente com o mercado e com o que efetivamente acredita.
Quais são as etapas da transformação organizacional?
Como você já deve estar imaginando, o processo de transformação organizacional, apesar de ser muito importante para a manutenção da competitividade da empresa, não é simples. Ele envolve uma série de etapas bem definidas para que seja realizado com sucesso. Descubra agora quais são elas!
Identificação da necessidade de mudança
O primeiro passo para uma transformação organizacional é a identificação da necessidade de mudança na empresa. Isso pode ser visto de acordo com os resultados do negócio ao longo do tempo e de diagnósticos do ambiente interno e externo da organização.
Ou seja, é preciso mudar quando os resultados não estão mais sendo suficientes ou quando você percebe que a cultura do negócio não se adéqua à realidade da sociedade na qual os seus colaboradores e clientes se inserem. A partir disso, é possível começar o processo de transformação organizacional.
Diagnóstico da situação atual
Ao identificar a necessidade de mudança, é importante um diagnóstico detalhado e extenso da situação atual da empresa e do mercado. Para isso, é importante coletar indicadores-chave e compará-los com as metas estabelecidas.
Além disso, também é essencial investir em uma pesquisa de mercado, que engloba as principais tendências da área, o comportamento dos consumidores e as necessidades e expectativas dos profissionais dispostos a trabalhar na organização. Nesse ponto, colher feedback com os colaboradores sobre as impressões em relação à empresa também pode ser uma ótima estratégia.
Reestruturação do planejamento estratégico
Com uma grande quantidade de dados em mãos, é o momento de reestruturar o planejamento estratégico da empresa. Isso porque ele será a base da transformação organizacional, apontando qual caminho deve ser seguido e quais prioridades devem ser levadas em conta nesse momento.
Comece reestruturando a missão, visão e valores da empresa. A partir disso, crie objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo. Lembre-se de que todas as mudanças devem ser coerentes com o que você espera para o futuro da organização, assim como as tendências do mercado externo ao redor do negócio.
Análise de riscos
Antes de implementar qualquer plano de ação, também é essencial analisar os riscos aos quais o negócio está sujeito. Leve em conta as novas diretrizes e busque entender quais são as principais ameaças, tanto interna quanto externamente. Além disso, também é importante identificar meios de neutralizar ou minimizar esses riscos de forma a garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Criação e implementação dos planos de ação
Com as diretrizes em mãos, é hora de colocar a transformação em prática. Para isso, crie planos de ação e cronogramas de implementação de cada um deles. Além disso, é muito importante que você crie indicadores e metas para cada um dos planos de ação.
Isso porque não adianta implementar uma mudança dentro da empresa sem mensurar os resultados dessa transformação. Essa mensuração é feita exatamente pelos indicadores organizacionais, também conhecidos como KPI’s, que devem ser considerados na hora de colocar os planos de ação em prática.
Mobilização e capacitação da equipe
A sua equipe é o maior agente de transformação dentro da empresa. Afinal, são os colaboradores que geram resultados e executam processos em uma organização.
Portanto, mobilize e motive sua equipe para colocar o novo plano em prática. Para isso, inclua o time em todas as etapas da transformação organizacional, explicando o funcionamento de cada uma delas, assim como os objetivos e importância da implementação das mudanças.
Além disso, é importante que você capacite a equipe para colocar a nova cultura e processos em prática. Portanto, invista em treinamentos, tanto técnicos quanto comportamentais, e prepare o seu time para o que está por vir.
Análise de resultados
Com a transformação organizacional em curso, analise periodicamente os resultados para identificar os efeitos das mudanças e corrigir a rota, caso necessário. Para isso, é necessário colher dados para cálculo dos indicadores e compará-los às metas estabelecidas. Caso identifique algum problema, pesquise sobre as razões e modifique o planejamento ou o plano de ação para corrigi-lo.
Quais são os benefícios da transformação organizacional?
Implementar uma transformação organizacional pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Em primeiro lugar, o negócio fica alinhado às necessidades e demandas, tanto do mercado quanto da sociedade. Dessa maneira, passa a se posicionar de forma positiva e vantajosa perante a sociedade.
Além disso, os colaboradores também são ouvidos durante o processo. Com isso, as mudanças podem auxiliar na satisfação das necessidades dos profissionais da atualidade, melhorando os níveis de engajamento, motivação e produtividade da equipe.
Por fim, a transformação organizacional é um processo com etapas claras. Dessa forma, permite um planejamento para a implementação de mudanças, que são mais bem-aceitas por todos, gerando resultados positivos para o negócio.
Entender o que é e quais são as etapas de uma transformação organizacional é essencial para garantir o futuro do negócio. Afinal, a sociedade vem mudando e, com ela, as empresas, sendo essencial que a sua organização não fique de fora desse movimento.
Compreendeu o que é e quais as etapas da transformação organizacional? Aproveite também para descobrir qual é o modelo de negócio mais adequado para a sua empresa. Boa leitura!