Ter um bom desempenho no mercado envolve diversos desafios, não é mesmo? Mas os processos podem ser melhorados, trazendo bons resultados em todas as dimensões empresariais.
Para isso, temos a gestão de qualidade total, uma forma de gerenciamento que pode trazer muitas transformações positivas para o empreendimento.
Com este conteúdo, você verá que mudar a empresa para melhor é possível, e que com as estratégias certas, você alcançará ótimos resultados. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!
O que é gestão de qualidade total?
A gestão de qualidade total (QGT) é uma estratégia de gestão, que tem foco em promover a consciência da qualidade em todos os procedimentos da empresa. São atividades coordenadas realizadas com o objetivo de melhorar os produtos e serviços.
A intenção é gerar a satisfação dos clientes e, se possível, superar as expectativas deles. A gestão de qualidade não significa necessariamente adotar uma certificação como a ISO 9001, embora essa seja uma trajetória comumente escolhida pelas corporações.
A gestão da qualidade total foi desenvolvida por pensadores e profissionais como W. Edwards Deming, Armand V. Feigenbaum e Joseph M. Juran. A consolidação da proposta de gestão ocorreu no Japão e só depois ela ganhou repercussão no mundo.
É preciso destacar que a QGT se baseia em 7 princípios básicos:
- foco no cliente;
- engajamento das pessoas;
- liderança;
- melhoria contínua;
- tomada de decisão baseada em fatos;
- abordagem por processos;
- gestão dos relacionamentos.
Além disso, as ferramentas básicas da gestão de qualidade total são as cartas de controle, histogramas, diagrama de Pareto, diagrama de dispersão, fluxogramas, diagrama de Ishikawa e folhas de verificação.
Quais são as etapas de implementação da gestão de qualidade total?
A implementação da gestão de qualidade total na empresa é orientada por 5 parâmetros, que são a seleção dos recursos evitando desperdícios e mau uso, ordenação, limpeza, bem-estar e autodisciplina. A proposta é que os colaboradores tomem atitudes embasadas nessas características e nos princípios da QGT. O trabalho é facilitado com o apoio das ferramentas básicas, gerando um ciclo de qualidade.
Para começar, é importante criar uma equipe multidisciplinar encarregada da gestão de qualidade. Em seguida, vocês estabelecem os objetivos de qualidade para que o grupo busque atingir esse padrão. A partir daí, são criados os indicadores de desempenho, embasados em referências sólidas e resultados realísticos.
A equipe promove capacitações para conscientização dos trabalhadores sobre a busca de qualidade máxima e sobre a estratégia que está sendo empregada. Em seguida, ela aplica avaliações na organização com base nas ferramentas e nos indicadores.
No diagnóstico, são estabelecidas propostas de melhoria e busca-se também prevenir problemas que podem ocorrer. As causas de erros e obstáculos para o alcance do padrão de qualidade devem ser eliminadas. Caso haja falhas ou metas não alcançadas, é importante recomeçar e empreender esforços contínuos para alcançar excelência no trabalho.
Por que a gestão de qualidade total é importante para os processos organizacionais?
A gestão de qualidade total é muito importante para o empreendimento por várias razões. Veja mais a seguir!
Melhoria contínua
A gestão de qualidade total se destaca pela busca contínua de aprimoramento. Isso gera um ciclo de aperfeiçoamento que é constantemente renovado, trazendo ótimos resultados para a corporação. As ações desencadeiam na promoção de benefícios para todos os envolvidos com a empresa, como clientes, funcionários, gestores, fornecedores e investidores.
Tomada de decisões mais precisas
Foi enfatizado anteriormente que um dos princípios da gestão de qualidade total é a tomada de decisão com base em fatos. Informamos também que a QGT conta com várias ferramentas para análise e processamento dos dados. Esse conjunto de elementos gera processos decisórios mais acertados. As ações são definidas com base em evidências sólidas, cálculos e projeções, sendo tudo realizado de forma cuidadosa.
Não há especulações absurdas, excesso de otimismo ou pessimismo nem apostas inseguras. São processos orientados por fatos e parâmetros firmes. O resultado são decisões melhor embasadas e crescimento.
Otimização do atendimento ao cliente
A satisfação do cliente e a superação de expectativas são dois focos importantes da QGT. A qualidade em todos os processos visa entregar produtos e serviços que estejam alinhados com os interesses do consumidor.
Mas mais do que isso, é importante proporcionar uma boa experiência para o cliente. Atendimentos efetivos, com acolhimento da demanda e oferecimento de ótimas alternativas são fundamentais na gestão de qualidade total.
Melhoria dos processos
Na gestão de qualidade total, os processos passam por revisões e avaliações para que os pontos necessários sejam melhorados. A empresa pode substituir equipamentos, reconfigurar equipes, escolher recursos sustentáveis e realizar uma série de outras ações para promover processos de maior qualidade. Esses fatores geram um padrão de produção mais eficiente e eficaz, promovendo excelência ao longo das operações.
Maior eficiência na utilização de recursos financeiros
A gestão de qualidade total gera um melhor aproveitamento dos recursos financeiros. O que ela faz, na realidade, é promover a redução de custos com a manutenção de um alto padrão de qualidade.
A QGT promove a diminuição dos erros, do desperdício, das perdas e do retrabalho, um melhor aproveitamento do tempo e do potencial produtivo dos colaboradores e otimização dos processos. Assim, a empresa passa a empreender os recursos com mais precisão.
Abordagem estratégica sistemática
Uma visão sistêmica da empresa implica em pensar todos os processos integrados com cada elemento, gerando efeito sobre os outros fatores e sendo também afetado por eles. Isso contribui para o alcance de melhores resultados e facilita a realização de previsões acerca das medidas tomadas. A corporação vai se aparelhar de uma estrutura robusta e bem sistematizada, atuando com eficiência e eficácia.
Como a utilização de um software ajuda no processo de gestão da qualidade total?
A utilização de um software facilita a implementação da gestão da qualidade total, tornando os processos ágeis e simplificando a organização dos dados. Uma solução informatizada auxilia no planejamento, gestão de pessoas, estruturação de projetos, avaliação com indicadores de desempenho, realização de pesquisas, controle de documentos e análise de variáveis.
Além disso, um programa traz mais facilidade para a comunicação interna, simplificando o compartilhamento de documentos e auxiliando no bom desempenho dos processos. O fluxo de trabalho vai ser otimizado, proporcionando uma experiência laboral positiva e melhorando a satisfação dos colaboradores com a empresa.
Como uma plataforma digital conta com diversos mecanismos para o processamento dos dados, fica mais fácil acompanhar a situação da empresa, fazer diagnósticos e propor soluções. Os benefícios se revelam a nível macro e micro. A gestão de qualidade total é uma estratégia de gestão que foca na excelência em todas as dimensões do negócio. Com ela, o empreendimento vai ter um salto qualitativo, tendo um melhor desempenho no mercado.
Neste post, foi possível ver que não é difícil implementar essa proposta de gerenciamento. Basta investir no conhecimento, no aprimoramento geral da corporação e apostar em uma plataforma informatizada de gestão. Com um software, os processos se tornam mais fáceis e o plano estratégico sai do papel e se concretiza em ótimas alternativas para a companhia.
Gostou de saber mais sobre a gestão de qualidade total? Aproveite e entre em contato com a nossa empresa para conhecer nossas soluções integradas e otimizar os seus negócios!