Você provavelmente já ouviu falar sobre missão, visão e valores, o trio que faz parte da definição de toda a estratégia de um negócio. Mas você sabe exatamente o que significa cada um desses termos e quais as diferenças entre eles?
Entende como definir a missão, visão e valores da sua empresa e qual a importância desse processo para o negócio? Se não, está na hora de descobrir! Leia este artigo e entenda o que é e o porquê de alinhar a sua equipe em torno desses conceitos.
O que é missão, visão e valores?
Você quer que a sua empresa chegue ao sucesso. Mas o que significa sucesso para você? Onde você imagina o negócio em 5 ou 10 anos? Quais são os principais objetivos que quer alcançar a longo prazo?
Esses são alguns dos questionamentos que levam à definição da missão, visão e valores de um negócio. Esses três conceitos são as diretrizes que norteiam. a empresa sobre qual o objetivo dela, seus princípios e padrões de comportamentos esperados e onde ela quer chegar a longo prazo.
Entenda agora cada um desses princípios. Confira!
A missão
A sua empresa possui uma razão de existir, um propósito maior, que deve definir a identidade da organização. Tudo isso é traduzido pela missão. Portanto, a missão é uma frase — ou parágrafo — que resume o porquê da existência do negócio. Geralmente ela não muda ao longo do tempo e é por meio da missão que são definidas todas as outras diretrizes da organização.
A visão
Além de ter um propósito, toda empresa precisa saber onde quer chegar a longo prazo. Pode ser que uma organização tenha o objetivo de se tornar a maior empresa de determinada área no Brasil — ou no mundo. Ou, talvez, queira ajudar determinado número de pessoas a ter uma vida melhor por meio dos produtos e serviços oferecidos.
Isso faz parte da visão da empresa. Ela é um resumo do principal objetivo do negócio em determinado período. Dessa forma, é importante que ela tenha data como:
- em 2030, ser (…);
- atingir (…) até 2022;
- ser referência em (…) nos próximos 5 anos.
Os valores
Toda pessoa possui um conjunto de valores que rege o comportamento de cada um. São eles que orientam a tomada de decisão, as prioridades e as atitudes diárias frente às situações difíceis. Quando se fala de empresas, a história não é muito diferente. Existem conjuntos de valores que orientam o comportamento dos colaboradores, as decisões organizacionais e, até mesmo, a cultura propagada pela empresa. Esses são os chamados valores organizacionais.
Eles são, portanto, um conjunto de frases breves e objetivas que servem como diretrizes para o negócio. São elas que mostram como a empresa deseja se portar perante a sociedade, os clientes, o mercado e os próprios colaboradores. Portanto, refletem os princípios do negócio, suas diretrizes comportamentais.
Como implementar a missão, visão e valores da sua empresa?
Agora que você já sabe o que é o conjunto missão, visão e valores de uma empresa, é hora de descobrir algumas dicas para definir e implementar esses elementos na sua empresa. Leia agora!
Converse com sua equipe
Comece conversando com os seus colaboradores para entender melhor qual a impressão que a equipe tem da empresa. Isso porque são eles que executam as atividades diárias da organização e efetivamente vivenciam a rotina do negócio. Dessa forma, são uma importante fonte de informação para definir a missão, visão e valores do negócio.
Colete dados
Colete dados e indicadores sobre a empresa como um todo. Aproveite para fazer análises cuidadosas de forma a transformar esses dados brutos em informações úteis para criar as diretrizes do negócio. Você pode, por exemplo, levantar dados sobre as suas metas, impressões dos clientes, objetivos dos colaboradores, KPIs do negócio, pesquisa de mercado, entre outros.
Comece pela missão
Comece definindo a missão da sua empresa, o seu propósito maior. Ela raramente muda e deve servir de diretriz para todos os outros elementos da empresa. Portanto, defina-a primeiro e cuide dos outros elementos a partir do porquê de existência do negócio.
Propague as diretrizes
Após a definição, é essencial que você propague as diretrizes para todos os stakeholders do negócio. Isso significa que os colaboradores precisam saber e se alinhar em torno da missão, visão e valores da empresa. Além disso, todos os clientes, fornecedores e outras pessoas que se relacionam com a organização precisam estar alinhadas em torno do que foi definido e estar cientes de quais são os propósitos, objetivos a longo prazo e comportamentos esperados.
Saiba colocar em prática
Além de propagar a missão, visão e valores do negócio, é essencial que você saiba como tirá-las do papel e colocá-las em prática. Ou seja, é preciso que a organização como um todo adote atitudes, comportamentos, cultura, metas e objetivos a curto, médio e longo prazo que sejam derivados dessas diretrizes. Portanto, coloque em prática e faça com que não só você, mas também os seus colaboradores utilizem a missão, visão e valores do negócio no dia a dia de trabalho e na tomada de decisão.
Qual a importância de alinhar a equipe em torno da missão, visão e valores?
Como você já percebeu, a missão, visão e valores são as principais diretrizes de uma empresa. Isso significa que são elas que mostram qual o caminho a seguir para que a organização chegue ao sucesso, dão o norte da jornada do negócio.
Porém, quem efetivamente gera resultados para uma empresa são os colaboradores. Afinal, eles trabalham para atingir metas e criar produtos e serviços cada vez melhores para os clientes. Portanto, é essencial que todo o time esteja alinhado em torno da missão, visão e valores da empresa.
Dessa forma, todos juntam esforços em torno dos mesmos objetivos, na mesma direção. Com isso, são capazes de gerar mais e melhores resultados, de forma a potencializar os objetivos estratégicos da empresa e criar um diferencial competitivo para a organização.
Além disso, o comportamento dos colaboradores também reflete muito do que a empresa é. Com isso, quando todos se alinham em torno da missão, visão e valores da empresa, passam a exibir comportamentos mais coerentes com o que o negócio acredita e o que ele quer passar para o mercado.
Portanto, a missão, visão e valores são essenciais para a definição da estratégia da empresa como um todo. São eles que dão as diretrizes para o sucesso do negócio. Dessa forma, é essencial que você saiba como definir e implementar esses elementos na empresa.
Além disso, eles só saem do papel e efetivamente são colocados em prática quando todos os colaboradores se alinham em torno dessas diretrizes. Portanto, para que elas sejam implementadas de forma efetiva, é essencial envolver o time no processo e trabalhar para que todos entendam o papel de cada um nessa jornada.
E então, gostou do post? Aproveite e descubra como melhorar o clima organizacional da sua empresa!