Cada empresa tem especificidades de funcionamento. Porém, existem algumas estruturas padronizadas que englobam uma parte dos negócios em torno de determinadas características em comum.
Esses modelos são chamados de estruturas de organização empresarial e servem como diretrizes para a composição da hierarquia, organograma, funções, processos e tomada de decisão nas corporações. Cada um desses tipos de organização empresarial apresenta vantagens e desvantagens.
Mas você sabe que tipos de organização são esses? Entende qual é o melhor para a sua empresa? Sabe como escolher uma estrutura organizacional para o seu negócio? Se não, está na hora de descobrir! Leia este artigo e entenda como funcionam os três principais tipos de organização empresarial: linear, funcional e linha-staff.
Conheça os principais tipos de organização empresarial
Organização linear
A estrutura organizacional chamada de linear é a mais antiga e leva esse nome devido à verticalização do modelo. Isso significa que empresas que adotam o modelo linear são aquelas com hierarquias bem definidas e organograma semelhante a uma pirâmide. Nele, as decisões são tomadas sempre de cima para baixo. Ou seja, quem está nos cargos mais altos possui maior responsabilidade e define as diretrizes do negócio, repassando-as para os colaboradores nos cargos abaixo no organograma.
Um bom exemplo de organização com estrutura linear é o exército. Apesar de não ser uma empresa, essa instituição possui pessoas em altos cargos de comando, que tomam as decisões. Os soldados têm a responsabilidade de efetivamente colocar a mão na massa e executar o que foi definido pelo alto escalão.
Quando é utilizada
Esse modelo é muito usado por empresas que estão começando, uma vez que nesse momento é importante uma boa definição da hierarquia de cada um dos colaboradores, assim como das responsabilidades atribuídas. Organizações mais tradicionais também costumam apostar em uma estrutura linear.
Principais benefícios
Existe uma série de vantagens atribuídas a esse tipo de organização empresarial. Em primeiro lugar, ele figura como um modelo de fácil implementação, uma vez que os cargos e responsabilidades são muito bem definidos. Por esse motivo, também permite maior clareza dos membros da empresa sobre o papel de cada um na companhia.
Nesse modelo, as decisões são mais ágeis, visto que estão concentradas em poucas pessoas. A comunicação é mais simples devido ao fato de seguir um único sentido — de cima para baixo.
Principais desvantagens
Porém, no modelo linear, o líder costuma ficar sobrecarregado, pois assume grande parte da responsabilidade sobre o futuro do negócio. Além disso, a baixa participação da equipe na tomada de decisão dificulta a inovação dentro da corporação. Apesar de a comunicação ser simples, ela está sujeita à distorções e mal-entendidos. Isso porque a mensagem precisa passar por diversas pessoas até chegar ao colaborador que está na base da pirâmide, podendo causar o efeito de “telefone sem fio”.
Organização funcional
Na organização funcional, o que diferencia as funções e responsabilidades dos colaboradores são os papéis assumidos por cada um, e não a hierarquia — como acontece na organização linear. Isso significa que ela é dividida em áreas especializadas, como financeiro, marketing, recursos humanos, entre outras. Cada uma dessas áreas fica responsável pelas próprias atividades, assim como pela tomada de decisão do setor.
É claro que, mesmo nesse modelo, nenhum setor independe do outro. Há comunicação entre as equipes e todas devem estar alinhadas aos objetivos gerais da companhia. Também existe um chefe geral — dono da empresa, CEO, chefe executivo, entre outros cargos —, que é responsável por esse alinhamento e pelas diretrizes do negócio como um todo. Porém, uma área não pode tomar decisões sobre as atividades de outra, conservando certo nível de autonomia.
Quando é utilizada
Esse tipo de organização empresarial é utilizado por pequenas e médias empresas, dificilmente aparecendo nos casos de marcas muito grandes. Empresas mais estáveis, cujo ambiente externo e interno não está sujeito à mudanças muito rápidas e constantes, também costumam se valer da organização funcional.
Principais benefícios
Uma das principais vantagens desse modelo é o fato de que a autoridade e a responsabilidade são baseadas no conhecimento e especialização dos colaboradores. Isso significa que os cargos mais altos são assumidos por pessoas que têm maior know-how acerca do assunto.
Além disso, a comunicação dentro de cada um dos setores é mais fluida e eficiente, uma vez que as equipes são de certa forma autônomas. Os trabalhadores também se tornam mais especializados e capacitados para atuar em uma área específica da empresa.
Principais desvantagens
Porém, esse modelo também mostra desvantagens, como a dificuldade na integração entre departamentos. Cada equipe é muito independente na tomada de decisão e atividades executadas. Sendo assim, tarefas que exigem interdisciplinaridade podem ser mais difíceis de serem executadas nesse tipo de organização empresarial. Outra desvantagem está no fato de que os colaboradores de empresas desse tipo perdem boa parte da visão global do negócio.
Por ficarem muito focados e especializados na própria área, tendem a não entender muito bem os outros setores da corporação, sofrendo para se manterem alinhados com os objetivos estratégicos do negócio como um todo.
Organização linha-staff
O terceiro tipo de organização empresarial é chamado de linha-staff. Ele é uma espécie de combinação entre os outros dois modelos apresentados. Nessa estrutura organizacional, os setores da companhia assumem tanto funções de linha — relacionadas à tomada de decisão da empresa — quanto de staff de outros setores — ligados à assessoria, aconselhamento.
Para entender melhor, imagine o setor administrativo-financeiro de uma empresa do tipo linha-staff. Ele é responsável por tomar decisões sobre investimentos, planejamento estratégico e gastos da empresa. Porém, também pode assessorar outros setores sobre a melhor maneira de usar o orçamento disponibilizado, aconselhando-o como especialistas mas sem participar da tomada de decisão de outras áreas.
Quando é utilizada
Esse é um modelo mais recente e, por isso, é mais empregado por marcas modernas, com ambientes e modelos de trabalho mais dinâmicos e interativos.
Principais benefícios
A principal vantagem desse modelo consiste na combinação dos dois outros modelos apresentados. Por isso, permite uma hierarquia e especialização dentro da empresa, tudo ao mesmo tempo. Como se não bastasse, a função staff dos setores possibilita maior interação entre os profissionais, capazes de utilizar os conhecimentos especializados dos colegas para melhorar o trabalho da equipe em geral.
Principais desvantagens
Porém, assim como os outros modelos, ele também apresenta desvantagens. A principal delas está relacionada à possibilidade de haver confusão entre as funções dos gestores dentro da empresa. Isso significa que, em uma organização do tipo linha-staff, o gestor de uma área pode interferir demais em outra, retirando a autonomia do setor. Desse modo, conflitos e acúmulo de funções são riscos que precisam ser amenizados.
Entender os principais tipos de organização empresarial é algo essencial para que você escolha o melhor modelo de negócio para a sua corporação. Portanto, entenda bem as características do seu negócio e descubra qual desses modelos se adéqua melhor na sua organização. Com uma boa implementação e controle, você é capaz de reduzir as desvantagens da estrutura organizacional escolhida.
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