Um termo muito utilizado no mundo dos negócios atualmente é visão sistêmica. Essa qualidade se tornou uma das mais exigidas para aqueles que pretendem ocupar cargos de alta gestão nos dias atuais.
As lideranças compreendem que colaboradores com tal característica permitem um grande salto de qualidade nos resultados atingidos pelo empreendimento.
O único problema é que o conceito raramente tem sido associado a uma explicação bem clara de como pode ser aplicado dentro das organizações. Então, fica fácil se sentir perdido. Além disso, o grande desafio está em conseguir desenvolver essa capacidade, de forma que ela se torne algo natural em suas ações.
Mas nada de se desesperar, pois agora você vai entender o que é a visão sistêmica, quais são seus benefícios e de que maneiras aplicá-la em um negócio. Boa leitura!
O que é visão sistêmica, afinal?
Trata-se de uma forma de criar a organização como se fosse um sistema integrado às partes, dialogando constantemente com os clientes, entre a equipe e, inclusive, com a sociedade que deseja impactar.
Dessa forma, o conceito de inter-relação (quando muda algo em um setor impacta no outro) é extremamente crítico. As empresas, contudo, frequentemente seguem um caminho oposto: cada departamento pensa em si e vai à busca de sua própria melhoria — e não para o todo, com uma visão sistêmica.
Pensar no todo certamente vai impedir esse problema tão recorrente nas empresas. É preciso que aconteça, portanto, uma mudança de cultura dentro do negócio, na qual os colaboradores compreendam que a qualidade final vai ser comprometida se eles permanecerem centrados apenas em reivindicações para o próprio departamento em vez de lutarem pelo todo.
Qual é a importância da visão sistêmica para a empresa?
A visão sistêmica é fundamental, uma vez que permite compreender o papel que cada um desempenha dentro da empresa. Isso proporciona uma grande melhoria no relacionamento entre clientes e fornecedores internos.
O resultado é visto especialmente no aumento da qualidade das entregas aos clientes externos. A visão sistêmica é considerada o primeiro fundamento da excelência e pode ser um relevante diferencial competitivo.
Mas não apenas isso, afinal é também capaz de projetar tendências para o futuro. Dessa maneira, surgem novas possibilidades e, com elas, a condição de fazer o diferente (e não só repetir receitas prontas).
Para aqueles que são CEO de um negócio, por exemplo, e devem coordenar áreas distintas, além de tomarem decisões que exigem uma grande responsabilidade, a visão sistêmica é imprescindível.
O conceito pode significar até mesmo uma chance de criar projetos de desenvolvimento da empresa ou responder a crises com bastante resiliência. Mas essa forma plural de analisar as coisas não é essencial somente às lideranças — o ideal é que seja trabalhada e estimulada entre todos os colaboradores, não importando o cargo.
Como desenvolver uma visão sistêmica?
Vantagens não faltam para se usar a visão sistêmica com sabedoria na empresa. Mas a pergunta que fica é: como desenvolver essa habilidade? Confira algumas dicas que preparamos para você aplicá-la em seu negócio!
Conheça o seu negócio
Seu conhecimento não deve se restringir à sua área de atuação. Também não estamos falando somente de dominar as características do produto final. Trata-se de bem mais do que isso, pois é indispensável que você vá além e que fique por dentro da totalidade dos setores que formam a empresa.
Dominar cada atividade dentro do negócio, ter essa noção global e, por que não, saber o nome e as principais habilidades de cada colaborador são os passos iniciais para o desenvolvimento da visão sistêmica.
Saiba como funciona cada setor
Mais do que saber sobre a existência de cada departamento, é preciso conhecer a fundo suas particularidades:
- Qual problema o financeiro está tentando solucionar?
- Quais estratégias o comercial usa para vender o serviço ou produto que sua empresa oferece?
- Como a área de Recursos Humanos lida com as solicitações dos colaboradores?
- De que forma sua equipe pode se tornar estratégica para ajudar na resolução dos problemas?
Saber a resposta para cada uma dessas questões e muitas outras que podem surgir é estar por dentro de tudo o que acontece no empreendimento. Essa lucidez faz com que você repense prazos irreais, se coloque no lugar do outro e ofereça a oportunidade de colaborar com o todo.
Entenda os objetivos da empresa
Toda e qualquer empresa, de pequeno ou grande porte, tem metas para curto, médio e longo prazo. Para conquistar essas realizações, é preciso compreender quais são as dificuldades a serem vencidas e com qual caixa será possível contar hoje e nos próximos dias.
Você acha que tem domínio sobre essas informações? Não deixe de mantê-las sempre em mente. Qualquer movimento deve ser feito para chegar mais perto do que elas representam.
Encontre caminhos para atingir as metas
A partir do momento em que você conhece as conquistas desejadas pela empresa, é possível dar o passo seguinte. A próxima etapa impõe a busca por soluções, a fim de atingir os propósitos do negócio da melhor forma possível.
Por vezes, é fundamental pensar fora da caixa e buscar por alternativas criativas, que possam sair do comum. Essa é uma das diferenças do líder que se utiliza da visão sistêmica em relação àqueles que não desenvolvem a habilidade.
Quais são os benefícios que a visão sistêmica traz para a empresa?
Certamente você já percebeu alguns, não é mesmo? Talvez a vantagem mais nítida esteja na velocidade que os processos passam a ter. Um gestor capacitado vai trabalhar em conjunto com seus colaboradores, a fim de atingir toda e qualquer meta traçada de maneira eficiente e produtiva.
Os trabalhadores de áreas distintas, cientes e ambientados com as funções que assumem na empresa, tornam-se ainda mais alinhados com os colegas de equipe. Funcionários de diversos segmentos se destacam por suas atividades bem-feitas, ao passo que metas começam a ser quebradas.
Trata-se de um looping infinito que, sem dúvidas, melhora a autoestima do grupo. Além disso, tal ciclo garante produtividade e um ambiente bem mais saudável para se trabalhar. De um modo mais direto, podemos afirmar que a visão sistêmica traz para o âmbito empresarial uma chance de gerentes, colaboradores e grandes executivos atuarem focados em uma só direção: o bem comum.
A própria relação com o público final se modifica para melhor. Assim que a excelência de qualidade é atingida em cada um dos processos de produção, naturalmente aparecerá um cliente muito mais satisfeito com o produto entregue. Ou seja: a visão sistêmica é a maneira mais dinâmica e organizada de priorizar o que importa e assegurar o devido valor àquilo que os colaboradores produzem todos os dias.
Agora que já sabe a importância do conceito em uma gestão empresarial e como desenvolvê-lo, você certamente vai conseguir potencializar sua visão sistêmica do negócio. Só um detalhe: é necessário ter constância e prática na aplicação das orientações, para que sejam frequentes e cada vez mais bem conduzidas.
Gostou do artigo e quer continuar acompanhando as novidades? Então, aproveite para assinar nossa newsletter, pois assim você recebe as atualizações diretamente em sua caixa de entrada!